“Tiros em Columbine” parte do massacre escolar ocorrido em 1999 em Columbine, EUA, e toma como assunto a cultura bélica no país, analisando as origens e conseqüências da fixação cultural por armas de fogo. Foi com esse filme que Michael Moore ganhou projeção mundial, visto como uma figura pública polêmica pelas severas críticas à política dos Estados Unidos, apesar de anteriormente ser autor de livros como “Cara, cadê meu país”, que questionava o governo de George W. Bush. Moore faz um documentário quase televisivo, uma espécie de investigação sobre o tema, sendo ele próprio o protagonista das imagens e das idéias. “Tiros em Columbine” é um filme de autor, um filme que não se preocupa com imparcialidade, aparentando muitas vezes tratar-se de um instrumento de militância. Não por acaso, Michael Moore é uma das figuras freqüentemente citadas em séries e animações de humor negro, como Family Guy e Os Simpsons, como um padrão de militante “bitolado” contra os Estados Unidos.
A sessão contará com José D'Assunção Barros como debatedor convidado. D'Assunção é professor da UFRRJ e tem publicações sobre Cinema e História, entre diversas outras áreas de atuação.
IMPORTANTE: Tratando-se de um filme de 120min e da presença de um debatedor convidado, a sessão começará o mais pontualmente possível. Não se atrasem!
QUINTA-FEIRA, 07/07, ÀS 15h30
UFRRJ-IM (Nova Iguaçu) - Av Governador Roberto Silveira , S/N
SALA 310 - Bloco Multimídia
Entrada Gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário